quinta-feira, 13 de março de 2008

Sapato Branco

Estava eu dia desses em uma loja de sapatos (ô perdição na vida de uma mulher...) distraída, provava uma sandália aqui, olhava uma bolsa ali. Dentre as várias clientes eufóricas, uma pessoinha me chamou a atenção: uma menininha linda, sorridente, falante e toda cheia de si no alto dos seus sete, oito anos de idade.
Ela entrou na loja com sua mãe e seu irmão. Enquanto o menino achava um saco o local e a mãe provava cada sapato da prateleira, eis que essa pequena saiu andando em direção exata, com olhar fixo. Seu trajeto pré-determinado acabou quando ela, com um sorriso “de orelha a orelha” pegou um sapato branco, mais precisamente um scarpin todo liso e salto fino, e bradou no meio da loja: “Olha, olha, o sapato da noiva!!! Cutuca o irmão repetindo a frase exclamativa (ele fazia cara de: “e...?”) e começou a rodopiar com o tal sapato na mão. O olhinho brilhava, ela cantarolava uma melodia própria (dessas que só criança faz, aquele “la-ra-rá” que ninguém nunca ouviu, mas que flui das cabecinhas sonhadoras) e seguia rodando, rodando, alisava o sapato, levava-o ao alto... enfim sentou e permaneceu fitando o objeto desejado.
Fazendo uma especulação, dessas que a gente faz mesmo sem ter nada que nos leve ao pensamento, imaginei que ela estava trazendo à mente aquele coleguinha da escola que tinha uma afinidade inexplicável (nessa fase não se assume “paixão”... porque os meninos ainda são seres que a gente sabe que nos atrai, mas que por uma razão qualquer eles devem ficar lá no mundinho deles e a gente no nosso- bom seria se em alguns momentos da vida adulta ressuscitássemos esse sentimento, né?), e um belo cenário, um vestido branco e longo... Entre um suspiro e outro creio que ela concluía que aquela deveria ser a meta de sua vida adulta.
Rapidamente me lembrei das brincadeiras da minha infância, daquelas que são feitas somente entre meninas. Tinha uma que nós fazíamos um quadrado no papel, colocávamos ao redor dele o nome de três lugares, três possíveis nomes de filhos, de meninos, de outra coisa que já não me lembro e, no centro do quadrado, um número. “O” número. “A” idade que queríamos nos casar. De todas as coleguinhas, apenas uma ou duas se arriscavam em colocar algo mais que 23, 25 anos: “Não! Com 25 anos já quero estar pelo menos com um menino no colo ou grávida!”- enfatizava alguma menininha. Hoje tenho 25 anos, estou formada há dois, não atingi ainda estabilidade financeira e não consigo nem ver quando vou juntar os trapos com alguém.
Levantei-me, peguei a sandália escolhida e fui ao caixa. Quando sentei no carro de repente me surgiu um arrependimento. De que? Da sandália que comprei? Não. De não ter pedido licença à mãe da lindinha e ter feito com ela um passeio lúdico pela loja, algo de cunho cronológico. Ter tirado da mãozinha dela o scarpin branco e ter dado seqüência: “Meninha, veja só... tá vendo aquela sandália rasteira? Compre uma dessas, sem salto, é o ideal para sua idade. Quando crescer mais, brilhe os olhos com essas lindas de salto alto, para você sair com suas amigas, ir a festas, sair com um namorado. Deseje também uma confortável plataforma para andar muito por ai, conhecer muita gente. Outra rasteirinha para ir para a faculdade, para batalhar por uma profissão SUA, e as baixinhas também são perfeitas para dias na praia com as pessoas queridas. Lindo esse sapato de bico, né? Você poderá usá-lo para ir ao escritório ou encontrar clientes, fechar negócios ou ir ao seu consultório. Depois desses todos, de todas essas fases, ai sim... comece a olhar-de longe inicialmente, e sem muita ansiedade- para o scarpin branco, o ‘sapato da noiva’”. Dei partida no carro, com um risinho de canto de boca, pensando onde ia bater perna com minha nova plataforma confortável...


(Danielle Amorim, 25 anos, fisioterapeuta. Sem nenhuma pressa de trocar os sapatos de andar pelo meio do mundo pelo scarpin branco...)

8 comentários:

Ana Chaves disse...

Não tenha NENHUMA pressa mesmo amiga!
=)

Uma gazela espavorida disse...

Dani, fiz aqui todo o filme na minha cabeça. Lembrei do conto Felicidade Clandestina, de Clarice, em que uma menina sonhava não com um principe (ou um casamento), mas com o livro "As reinações de Narizinho" (ou algo assim). Se bem que, era uma forma de "principe", né?

Beijão querida!
:*****

Unknown disse...

Ahh! Esse texto eu já tinha lido em primeira mão. ohohoh Bom, eu sempre colocava a idade "25" no quadradinho do meio. E eis que estou beirando os 27, sem nenhuma BOA perspectiva de que a brincadeira vire realidade. ahahaahah Sem arrependimentos, sem traumas. Sem baixar padrões! ahahaha Beeeeeijo!

Anônimo disse...

dani-daniiii.....
é a Larissa da comu do MB!!
[aquela q some e aparece, e sempre esceve mto!! HEHEHEHHE] =D

vim dar uma fuçadinha por aki... primeira vez....
hj, um dos dias em q não se tem vontade de fazer nada... nem de escutar (msk), nem de ver (tv)... nem de comer (os ovos de páscoa q jah abri e commi metade! ahahah)... nem de dormir....
pra não ficar olhando pro nada, LEIO!...
[...acho q jah li uns 4 meses de arquivos do leribi! ahahahahahh!]

to adorando o teu blog!
com certeza, mais um lugar de boa leitura! =D

ah! e soh por comentar mesmo....
lembro dessa brincadeira... pra mim, tenho a sensaão de q nem faz mto tempo....
eu colocava 40 [kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk] no quadradinho! UAhUAhUahUAH! =p
JURO!
minhas amiguinhas me chamavam de maluka! mas minha mãe casou com 32... e sempre ouvi ela dizer q era bom viver bastante antes....
[não q o casamento dela seja algum exemplo pra mim - mto pelo contrário, BUT....]
eu falava q ia viver mto e viajar o mundo todo antes de casar...
filhos?
45 - eu dizia! auahauhauhauahuh!
[45, vê se pode! eu não tinha noção! uahauahuahuahauha]....

tah bom q hj to com 20... e passo longe de "sapatos brancos"....
mas a gnt cresce.... e fica burra, neh!...
*qm me dera pensar com as mesmas convicções de qdo eu era pqna!*

ai ai.....

bju grande* =]

Surfista disse...

Veja como estamos em uma estranha sintonia. Antes mesmo de ler seu texto (lindo, por sinal), escrevi sobre crianças.

Muito bacana essa sua nostalgia. Acho que sei como você se sentiu. Fico desnorteado quando sou tomado por súbitas saudades do que fui e do que serei...

PS. Saiba que conhecer seu espacinho de pensamentos está sendo um prazer.

Anônimo disse...

Ah, como esse mundinho é pequeno... De leitura em leitura, de blog em blog, nem lembro mais como cheguei aqui. Mas veja pq digo que o mundo é pequeno.
Primeiro pq temos o mesmo sobrenome. Segundo pq vi que moramos na mesma cidade. E por último (até agora... vai que depois nos descobriremos primas kkk) pq o comentário acima do meu é do dono do blog que eu leio assiduamente...rss Vai ver foi pelo dele que cheguei aqui.
Bem... mas é pra dizer que adorei me identifiquei muito com seus textos... o "Sapato Branco"... e o do banho pós-balada! kkkk. Muito bom.
Voltarei. Bjs. ;-)

Dani Amorim disse...

*Naty, vc lembrou da Clarice lendo um texto meu? Nao durmo hj=P
*Larissa, vc desde pequena ja estava tendenciosa ao surto de Lucidez, parabens!
*Maga-Ismenia: "bajar lo padrón, Jamás!" hahahha
*Surfista, como diria Lenine: "sentindo saudade do que nao foi, lembrando até do que nao vivi..."
*Carla: eita, desbrindo primos por blog... estamos todos muito nerds! Medo, mto medo!
hahahahahha

Liginha disse...

Dani, eu tb fiz um filme da minha vida lendo esse texto do sapato branco. Me identifiquei totalemnte c ele.

To beirando os 27, já to formada há 4, to sem a tão desejada independencia financeira (ainda, é óbvio que eu chego lá!), nada de filhos, e colocava 23 no centro do quadradinho...
Antes de terminar de ler, eu parei p imaginar a cena da menininha sonhando c o casamento e me veio à cabeça: tadinha, mal sabe ela quantas fases nós mulheres temos q viver antes de casar...

E eu to vivendo todas as minhas fases, uma a uma, sem a menor pressa q cheguem ao fim. Sem a menor pressa de chegar na fase do casamento.

Como as coisas mudam né? Pra mim, mudaram muito desde a brincadeira do quadradinho até hj, e pra menininha, tb vão mudar.
Tomara q ela compre mesmo todas as rasteirinhas pra faculdade, todas as platafomas p sair pelo mundo, todas as sandálias pra sair c o namorado, os saltos p ir ao escritório... e só dpois de todas essas fases, compre o tal do sapato branco. hehehehe

Beijos amiga, parabéns! =*****