segunda-feira, 2 de junho de 2008

Lugar Indesejado

Úmido, escuro, silencioso.
Daqui não ligo para os amigos para dizer como estou, ou perguntar como lhes anda a vida.
Não faço meu papel aglutinador.
Não procuro conversa, pois há coisas que não quero respoder (ou falar sobre elas ainda).
Aqui sempre acontece algo no exato momento em que pretendia calçar meus tênis e correr no calçadão.
Minha saúde não anda como queria. Não sei se pelo lugar ou pela habitante.
Contrario o subtítulo da peça "O tempo da chuva" (Henrique Fontes), que questionava algo assim: "Por que as pessoas não saem quando chove lá fora e querem sair quando chove nelas mesmas?". Chove em mim, e muito. Mesmo assim não saio. No máximo tenho dado uma brechadinha ali e logo volto.


("Quanto leva uma chuva?
Quantos anos para que isso seque?
Quantas horas até que leve embora isso que chove em mim?"- HF)


Minhas faxinas matinais não mais ocorrem. Não diariamente.
Organizar a casa me dá a impressão de que a partir dali posso fazer qualquer coisa.
Faxinas suspensas, pensamentos desorganizados. Rotina interrompida.
Não consigo direcionar as ações às coisas mais urgentes. E bem urgentes.
Consigo ler qualquer coisa, menos o que mais me é necessário hoje.

Tenho dúvidas se o Amanhã dará conta de realizar tudo que estou atribuindo a ele.
Nesse lugar o hoje é sonolento e sem apetite.
Esse lugar é nauseante.
E a náusea chega a ser soberana. Determinante.

A Paciência não habita aqui. E só chego até à janela quando sou convocada pelos meus. Meus queridos, os que são por mim.

Chega, quero sair daqui.
Não sei se aqui há mais alguém.
Se tiver, por gentileza, o último que sair tranque a porta apague a luz.



(e arremesse a chave do alto da Ponte Newton Navarro)

3 comentários:

Gabriel Galvão disse...

Os amigos sempre estão. São eles que trazem as velas e iluminam tudo. No final a gente vê que não passa de uma queda de energia e que logo a manhã vai chegar.

Dani Amorim disse...

Ah, eu sempre soube que era tudo culpa da COSERN!!!

Gabriel, nao tenha DUVIDAS que vc está no seleto grupo que chamo de "meus"
;´)

Surfista disse...

Você anda tão poética ultimamente...